COMUNICAÇÃO
- Não utilizar linguagens indireta com sentidos ocultos.Uma criança com autismo pode responder “sim” a pergunta “tem horas?” ou “sabe que horas são?”,quando o que queria dizer era:”Que horas são?”
- Evitar uso de perguntas do gênero: ”Podes...?”, ”Vamos...?” ou “Queres...?”, uma vez que estas resultam invarialmente,numa resposta do gênero Sim/Não honesta,mas muitas vezes desapropriada. Deve ser usada uma abordagem mais direta,como,por exemplo: ”Maria por favor senta-te agora”, que permitem ao aluno melhor compreensão daquilo que lhe pede.
- Quando por exemplo o aluno não percebe que a palavra “todos” também o inclui deve-se utilizar uma frase muleta:por exemplo,”Luis,a palavra todos também te inclui”.
EMOÇÕES E SENTIMENTOS
- Tentar expressar claramente os seus sentimentos (Ex: Se estou feliz devo mostra-me feliz e dizer que estou feliz).
- Ajudar a criança a compreender e a explicar os seus sentimentos. Por exemplo, dar o brinquedo preferido à criança e dizer “Isto faz-te feliz”.
- Nomear as emoções na hora em que elas acontecem, em situação natural.
- Se a criança estiver ansiosa ou aborrecida, procurar um lugar sossegado onde ela possa acalmar.
- Tentar expressar claramente os seus sentimentos (Ex: Se estou feliz devo mostra-me feliz e dizer que estou feliz).
- Ajudar a criança a compreender e a explicar os seus sentimentos. Por exemplo, dar o brinquedo preferido à criança e dizer “Isto faz-te feliz”.
- Nomear as emoções na hora em que elas acontecem, em situação natural.
- Se a criança estiver ansiosa ou aborrecida, procurar um lugar sossegado onde ela possa acalmar.
- Aceitar que a criança pode precisar de algum tempo a sós.
- Estimular a empatia (simpatia pelo sentimento dos outros).
- Iniciar com emoções simples como alegria,tristeza,medo e depois passar para as emoções complexas e mais internalizadas como vergonha e orgulho.
- Ensinar qual a resposta emocional apropriada para cada situação.
Nossos filhos, nossos alunos são todos especiais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário