segunda-feira, 30 de abril de 2012

AUTISMO

COMUNICAÇÃO
- As instruções verbais devem ser simples,especificas e diretas.
 - Não utilizar linguagens indireta com sentidos ocultos.Uma criança com autismo pode responder “sim” a pergunta “tem horas?” ou “sabe que horas são?”,quando o  que queria dizer era:”Que horas são?”
             - Evitar uso de perguntas  do  gênero: ”Podes...?”, ”Vamos...?” ou  “Queres...?”, uma vez que estas resultam invarialmente,numa resposta do gênero Sim/Não honesta,mas muitas vezes desapropriada. Deve ser usada uma abordagem mais direta,como,por exemplo: ”Maria por favor senta-te agora”, que permitem ao aluno melhor compreensão daquilo que lhe pede.
             - Quando por exemplo o aluno não percebe que a palavra “todos” também o inclui deve-se utilizar uma frase muleta:por exemplo,”Luis,a palavra todos também te inclui”.





                            EMOÇÕES E SENTIMENTOS
   - Tentar expressar claramente os seus sentimentos (Ex: Se estou feliz devo mostra-me feliz e dizer que estou feliz).
   - Ajudar a criança a compreender e a explicar os seus sentimentos. Por exemplo, dar o brinquedo preferido à criança e dizer “Isto faz-te feliz”.
  - Nomear as emoções na hora em que elas acontecem, em situação natural.
  - Se a criança estiver ansiosa ou aborrecida, procurar um lugar sossegado onde ela possa acalmar.

    - Aceitar que a criança pode precisar de algum tempo a sós.
   - Estimular a empatia (simpatia pelo sentimento dos outros).
   - Iniciar com emoções simples como alegria,tristeza,medo e depois passar para as emoções complexas e mais internalizadas como vergonha e orgulho.
   -
Ensinar qual a resposta emocional apropriada para cada situação.






Nossos filhos, nossos alunos são todos especiais!

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