quarta-feira, 25 de abril de 2012

Resumo do livro "Educação e Mudança" - Paulo Freire

Olá pessoal,

Li o livro "Educação e Mudança" de Paulo Freire e adorei, decidi postar um resumo para vocês também terem a oportunidade de conhecer um livro tão maravilhoso!  

Como nossa área é a educação, é muito importante termos em nossa bagagem cultural os livros de Paulo Freire que foi um educador modelo para todos.

Segue abaixo o resumo para vocês darem uma espiada no livro e ficarem morrendo de vontade de lê-lo!

Resumo: 
No livro Educação e Mudança de Paulo Freire, é destacada a alfabetização pela conscientização do aluno, ou seja, ele precisa ser alfabetizado, mas também conscientizado que sua vocação é a de ser sujeito, podendo ser sujeito somente a partir da reflexão da sociedade da qual vive. Essa reflexão sobre seu mundo precisa estar presentes análises e criticas, não olhando para o mundo como espectador, mas intervir e tentar mudar sua realidade. A educação e a alfabetização servem para ajudar o homem a ter uma posição mais ativa no mundo que o cerca, ajudando-o a mudá-lo, conforme o homem aperfeiçoa-se e faz-se crítico, ele deixa de ser um acomodado e passa a ser sujeito. A partir do momento que o analfabeto domina as técnicas de ler e escrever, tornando-se confiante e superando a dominação, passa então a refletir e tentar mudar a sociedade, discordando e pensando por si mesmo.  O método que Paulo Freire destaca no livro é o de palavras geradoras, que são palavras escolhidas do cotidiano do aluno, ajudando-o a assimilar o conteúdo da alfabetização.

4 comentários: