segunda-feira, 21 de maio de 2012

Mais ideias... Agora para os alunos da pré-escola!!!

Olá pessoal!

Hoje vou contar para vocês um pouquinho sobre o meu estágio em regência...
Adorei todos os momentos e agradeço a professora Roberta e seus alunos do Cemei Sonia Lenita - Campinas, pela oportunidade, pelo carinho e pela atenção.


SEGUNDA:
 Eu estava muito ansiosa pelo meu primeiro dia na regência de uma aula, mas graças a receptividade da professora Roberta e de seus alunos o dia correu fácil e foi extremamente enriquecedor para mim...
Comecei utilizando o painel de histórias (já mostrado aqui neste blog) com o conto dos três porquinhos. Como eu ainda não havia trabalhado com essa faixa etária (03 a 06 anos) fiquei encantada com a participação das crianças durante a narração.
Quando a história terminou contei para as crianças que antes de chegar à escola eu havia encontrado os personagens dos três porquinhos pelo caminho, tristonhos e abandonados. E que eles tinham me pedido para eu levá-los aos alunos da professora Roberta para que as crianças pudessem pintá-los. E assim eu retirei de uma caixa 3 porquinhos feitos de bexiga e papel machê e um lobo mal feito de jornal, garrafa pet e cola. Foi uma festa geral! Quando as crianças viram os personagens grandes e brancos elas ficaram muito contentes e logo foram se ajeitando para pintá-los.












TERÇA:

Nesse dia contei a história da Bela Adormecida e aproveitei que as crianças estavam encantadas com o rei, a rainha, o príncipe, a princesa e as fadas, para propor uma atividade diferente. Com rolos de papel higiênico fizemos dedoches dos personagens reais. As crianças capricharam bastante!!!









QUARTA:

Na quarta - feira eu contei para as crianças a história do João e Maria. Depois falei para elas que antes de chegar à escola eu tinha conversado com o João e tinha perguntando para ele o que tinha acontecido com a casa de doces da bruxa. O João respondeu que a casa ainda existia só que não havia mais doces nela, pois os passarinhos tinham comido tudo. Então, eu perguntei se ele me emprestava a casa para eu levar aos alunos da professora Roberta para que eles pudessem deixá-la toda cheia de guloseimas novamente. E depois do consentimento do João, eu abri um saco, retirei do seu interior uma casinha feita de madeira e propus para que as crianças a pintassem e que colassem os docinhos. Para completar o dia, pirulitos e marshmallow adoçaram a boquinha dos pequenos.







QUINTA:

Quinta-feira foi um dia especial, pois os alunos da professora Roberta participaram da festa de despedida da professora Telma. Com a participação de pais e alunos a emoção conta de todos.


SEXTA:

Para finalizar, contei para as crianças, na sexta-feira, a história dos três carneirinhos. A participação foi grande por parte dos pequenos que cantaram tip top top, tip top top, água fresquinha para beber, nhoc nhoc nhoc, nhoc nhoc nhoc, grama fresquinha para comer... Depois com uma meia de seda, serragem e alpiste, confeccionamos um boneco. Com o tempo, molhando o boneco todos os dias, o alpiste germinará e nosso boneco ficará cabeludo. 










Objetivo:

Meu objetivo com esta proposta de regência foi a de incentivar a criatividade e a coordenação motora das crianças através dos contos. A leitura de livros e a contação de histórias devem estar inseridas na rotina das crianças sempre. O ambiente letrado auxilia o processo de alfabetização dos pequenos além de proporcionar-lhes um mundo novo cheio de fantasia, mistérios, seres mágicos e fascinação. 
Conte uma história para uma criança. Dê asas a sua imaginação!


Um comentário:

  1. Olá amei suas postagens sou professora de arte e gostaria de poder te seguir abraços...margareth_selner@hotmail.com sou de joinville SC

    ResponderExcluir