terça-feira, 29 de maio de 2012

Projeto Cinco Sentidos

Foi muito gratificante poder fazer parte desse projeto, posso dizer que aprendi mais do que os pequenos....cada dia de aplicação do projeto foi fantástico.
Segue uma dica......
“Não se prenda no que está escrito solte sua imaginação e abuse na criatividade pois todas nós somos capazes de fazer a diferença”.

Projeto Sentidos

Esse projeto foi realizado com maternal I e II e teve duração de 1 mês.

Objetivo:
·        Desenvolver os sentidos
·        Estimular a coordenação motora
·        Desenvolver a linguagem oral
·        Desenvolver a percepção visual
Atividades:
·        Músicas
·        Imitações               
·        Brincadeiras
·        Caixinha do tato
·        Adivinhações
·        Trem das Sensações
·        Recortes e colagens
·        Dominó
·        Jogo da memória
·        Artes
·        Jogos do som
·        Degustação.
Desenvolvimento:

Para dar inicio ao projeto falamos com os pais que iríamos precisar da colaboração deles para o envio dos materiais e realização das atividades para casa.
Pedimos que eles nos enviassem caixas de pizza, latas de leite ninho ou mucilon grande, garrafinhas de refrigerante pequena, potinhos de Yakult e danoninho,rolos de papel higiênico,caixas de gelatina e sagu de sabores variados( fizemos uma lista e cada aluno ficou encarregado de trazer a gelatina e o sagu) e um bexigão colorido. Esses materiais foram entregues antes de iniciarmos as atividades. E com apoio de vizinho e amigos conseguimos seis caixas grandes de fogão.
Os pais colaboraram e desenvolveram com sucesso os cartazes e a pasta de atividades com as crianças.
Reconhecendo os sons

Levamos para sala de aula objetos que emitiam sons diferentes como: sino, chocalho, buzina pandeiro, apito, flauta, tambor e instrumentos confeccionados com sucatas( em sala de aula)
Apresentamos para as crianças cada objeto falando o nome e fazendo o som de cada um.
Deixamos eles manipularem bastante os objetos, depois pedimos que eles prestassem atenção em cada som.
E após brincamos de descobrir o som.
Vendamos o olhinho deles com lenço e pedimos que eles descobrissem qual era o objeto responsável pelo som, foi muito divertido.

Brincando com tato

Colocamos as crianças em circulo e distribuímos entre elas pedrinhas de gelo, elas brincaram com as pedrinhas sentindo a sua temperatura com as mãozinhas.
Conversamos em roda a respeito das sensações e perguntamos para elas o que gostavam, de comer que era gelado e responderam: sorvete, picolé, refrigerante, gelatina.
Repetidos a brincadeira, mas agora com batata quente, assim mostramos para elas o quente, morno e o gelado. E com as caixas das sensações elas puderam ter novas experiências, colocamos dentro das caixas, pedrinhas, lixas grossas, madeira, algodão, areia, maisena, macarrão cozido, esponja de aço e sagu. Fizemos três caixas e cada dia colocávamos diferentes sensações elas gostavam muito e ao mesmo tempo ficavam com pouco de medo em colocar as mãozinhas sem saber o que estava lá dentro foi muito legal.
Após as brincadeiras conversamos sobre os alimentos quentes, eles disseram café, sopa, leite, chá.
Além das caixas das sensações fizemos um painel com os pezinhos de Eva e colamos, macarrão, feijão, palha de aço, milho de pipoca, tampinhas de garrafa, lixa, algodão... e primeiro eles pagavam sem ver nada nas caixas e depois poderiam ver e sentir com as mãozinhas.Todas as vezes que íamos fazer essa atividade separávamos a sala em grupinhos de três, assim facilitava nossa conversa com eles.
Para terminar essa aula bem gostosa damos chup-chup no final, eles gostaram muito. Todas as atividades dependeram da criatividade do professor,pois sabemos que cada sala tem um tipo de realidade e necessidade.

Brincando com olfato:

Separamos potinhos com diversos cheiros.
Exemplo: alho, cebola, vinagre, temperos, chocolates, banana, maça, abacaxi, pó de café.
Vendamos os olhinhos das crianças com lenço e aproximamos os potinhos do narizinho delas algumas gostaram outras estranharam. Temos que tomar alguns cuidados com essa atividade, pois sabemos que muitas crianças são alérgicas e podem começar a espirrar, então temos que prestar muita atenção.
Brincamos de cabra- cega, corre,corre lenço e passa anel foi muito prazeroso poder apresentar essas brincadeiras para eles.

Vamos sentir o gostinho das coisas...

Distribuímos em alguns recipientes um pouco de açúcar, sal,caldo de limão, mel, laranja.
E em cada experimentação perguntávamos se era azedo, doce, salgado?
E variávamos de acordo com que eles iriam acertando, colocamos frutas, biscoitos doces e salgados, pipocas. Ficam a critério do professor os alimentos para degustação.
O que vemos ...

Fizemos muitas atividades que trabalhamos a percepção visual, jogos, brincadeiras, cores formas geométricas. Nas aulas que abordamos o tema visão trabalhamos as cores com gelatinas coloridas, fizemos junto com as crianças no período da manhã e degustamos a tarde, colocamos as gelatinas em potes de formatos diferentes que nos proporcionou falar também das formas geométricas. Pintamos bem coloridos os rolinhos de papel higiênico que formou uma linda centopeia. E com as tampas das latas de leite e mucilon fizemos lupas coloridas também (com ajuda de um estilete cortamos o meio da tampa e colamos um palito de sorvete na ponta e no meio colamos celofane colorido, então quando as crianças olhassem viam tudo de cor diferente). E damos um gancho à deficiência visual, pois na escola que aplicamos esse projeto tinha uma aluna cega, mas isso não impediu que ela participasse das atividades, com a diferença de que tudo que vemos ela sente pelo tato.
Tivemos sucesso com o projeto no final fizemos uma exposição e convidamos os pais para participarem, as crianças ficaram super encantadas com as atividades realizadas e com o trem dos sentidos.
Cada semana que trabalhávamos um sentido era construído um vagão. Junto com as crianças e no final montamos o trem elas admiraram, pois, com a permissão dos pais tiramos as fotos que expomos e o que mais encantou a todos foi que na maquina do trem tinha vários maquinistas e eram seus filhos, netos e sobrinhos, ou seja, as crianças.

FOTOS DA EXPOSIÇÃO E DAS ATIVIDADES REALIZADAS COM AS CRIANÇAS.

Trem dos cinco sentidos...
























Lembrando que todas essas atividades foram realizadas com muito amor, carinho e dedicação, pois somente assim podemos dizer que FOI UM GRANDE SUCESSO.
Espero que gostem
Bom trabalho...




5 comentários:

  1. Muito bom! Parabéns, é uma grande sugestão.

    ResponderExcluir
  2. Adorei,vou tentar reproduzir esse trabalho,fazendo as alterações necessárias...

    ResponderExcluir
  3. amei seu trab vou trabalhar tbm vc poderia me mandar as atividades que vc montou o livro rsrsrsrsr
    prof.gs@hotmail.com
    se poder muito obrigada

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo projeto maravilhoso, quero aplicar na minha sala p/ os meus pequeninos.Beth Custódio

    ResponderExcluir