sábado, 9 de junho de 2012

Olá pessoal,

Esta é mais uma sugestão de  plano de aula para o ensino fundamental I, que elaboramos na faculdade. Bom Trabalho !  

Cadeia Alimentar

Tema: Cadeia Alimentar

Série: 3º série/ 4º ano


Material: lápis de cor, tesoura, papel e cola.

Tempo:  4 aulas.

Objetivos: Conhecer a cadeia alimentar, os hábitos de alimentação dos animais. Exemplos: Ensinar que os seres vivos dependem uns dos outros para obterem os alimentos necessitam para viver. Explicar a relação de dependência para obter alimentos denominada cadeia alimentar. Explanação dos seres vivos consumidores, produtores e decompositores. Classificar os consumidores de acordo com o hábito alimentar em: animais herbívoros são chamados consumidores primários, animais que se alimentam dos herbívoros são considerados consumidores secundários, os animais que se alimentam dos consumidores secundários são os consumidores terciários.

Roteiro: Explicar para as crianças a cadeia alimentar utilizando figuras que representem os seres vivos animais, vegetais. Explicar a importância de cada elemento na cadeia alimentar, pois se algum animal for extinto ocorrerá um desequilíbrio no ecossistema. Aplicar a atividade imagens dos seres vivos, e na aula colorir os seres vivos e separa-los por grupos: herbívoros, carnívoros, onívoros; decompositores, produtores e consumidores. Aplicar um jogo: Montando uma cadeia alimentar, Construindo uma teia alimentar.
  •  Na 1ª aula explicação do conceito cadeia alimentar e a importância de cada animal nessa relação. Responder o questionário sobre Cadeia Alimentar. 
  • Na 2ª aula explicar a teia alimentar e a classificação dos animais em produtores, consumidores e decompositores e orientar na classificação dos animais. 
  • Na 3ª aula proporcionar aos alunos jogos com figuras de animais e através das brincadeiras construir a cadeia alimentar junto com as crianças.
  • Na 4ª aula solicitar os alunos um trabalho em equipe em quatro pessoas para confeccionarmos cartazes com a definição da cadeia alimentar, teia alimentar e a classificação desses animais. 

 Avaliação: Aplicar um questionário sobre a cadeia alimentar. Registro das atividades, dificuldades apresentadas pelos alunos. Avaliação oral questionando os conceitos dos alunos sobre cadeia alimentar. Observar a participação das crianças na construção dos jogos e a de que forma classificar os animais consumidores, decompositores e produtores.








Nenhum comentário:

Postar um comentário