Esta é mais uma sugestão de plano de aula para o ensino fundamental I, que elaboramos na faculdade. Bom Trabalho !
Cadeia Alimentar
Tema: Cadeia Alimentar
Série: 3º série/ 4º ano
Material: lápis de cor, tesoura, papel e cola.
Material: lápis de cor, tesoura, papel e cola.
Tempo: 4 aulas.
Objetivos: Conhecer a cadeia alimentar, os
hábitos de alimentação dos animais. Exemplos: Ensinar que os seres vivos
dependem uns dos outros para obterem os alimentos necessitam para viver.
Explicar a relação de dependência para obter alimentos denominada cadeia
alimentar. Explanação dos seres vivos consumidores, produtores e
decompositores. Classificar os consumidores de acordo com o hábito alimentar
em: animais herbívoros são chamados consumidores primários, animais que se
alimentam dos herbívoros são considerados consumidores secundários, os animais
que se alimentam dos consumidores secundários são os consumidores terciários.
Roteiro: Explicar para as crianças a
cadeia alimentar utilizando figuras que representem os seres vivos animais,
vegetais. Explicar a importância de cada elemento na cadeia alimentar, pois se
algum animal for extinto ocorrerá um desequilíbrio no ecossistema. Aplicar a
atividade imagens dos seres vivos, e na aula colorir os seres vivos e
separa-los por grupos: herbívoros, carnívoros, onívoros; decompositores,
produtores e consumidores. Aplicar um jogo: Montando uma cadeia alimentar,
Construindo uma teia alimentar.
- Na 1ª aula explicação do conceito cadeia alimentar e a importância de cada animal nessa relação. Responder o questionário sobre Cadeia Alimentar.
- Na 2ª aula explicar a teia alimentar e a classificação dos animais em produtores, consumidores e decompositores e orientar na classificação dos animais.
- Na 3ª aula proporcionar aos alunos jogos com figuras de animais e através das brincadeiras construir a cadeia alimentar junto com as crianças.
- Na 4ª aula solicitar os alunos um trabalho em equipe em quatro pessoas para confeccionarmos cartazes com a definição da cadeia alimentar, teia alimentar e a classificação desses animais.
Avaliação: Aplicar um questionário sobre a cadeia
alimentar. Registro das atividades, dificuldades apresentadas pelos alunos.
Avaliação oral questionando os conceitos dos alunos sobre cadeia alimentar. Observar a participação das crianças na
construção dos jogos e a de que forma classificar os animais consumidores,
decompositores e produtores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário