terça-feira, 29 de maio de 2012

Projeto Cinco Sentidos

Foi muito gratificante poder fazer parte desse projeto, posso dizer que aprendi mais do que os pequenos....cada dia de aplicação do projeto foi fantástico.
Segue uma dica......
“Não se prenda no que está escrito solte sua imaginação e abuse na criatividade pois todas nós somos capazes de fazer a diferença”.

Projeto Sentidos

Esse projeto foi realizado com maternal I e II e teve duração de 1 mês.

Objetivo:
·        Desenvolver os sentidos
·        Estimular a coordenação motora
·        Desenvolver a linguagem oral
·        Desenvolver a percepção visual
Atividades:
·        Músicas
·        Imitações               
·        Brincadeiras
·        Caixinha do tato
·        Adivinhações
·        Trem das Sensações
·        Recortes e colagens
·        Dominó
·        Jogo da memória
·        Artes
·        Jogos do som
·        Degustação.
Desenvolvimento:

Para dar inicio ao projeto falamos com os pais que iríamos precisar da colaboração deles para o envio dos materiais e realização das atividades para casa.
Pedimos que eles nos enviassem caixas de pizza, latas de leite ninho ou mucilon grande, garrafinhas de refrigerante pequena, potinhos de Yakult e danoninho,rolos de papel higiênico,caixas de gelatina e sagu de sabores variados( fizemos uma lista e cada aluno ficou encarregado de trazer a gelatina e o sagu) e um bexigão colorido. Esses materiais foram entregues antes de iniciarmos as atividades. E com apoio de vizinho e amigos conseguimos seis caixas grandes de fogão.
Os pais colaboraram e desenvolveram com sucesso os cartazes e a pasta de atividades com as crianças.
Reconhecendo os sons

Levamos para sala de aula objetos que emitiam sons diferentes como: sino, chocalho, buzina pandeiro, apito, flauta, tambor e instrumentos confeccionados com sucatas( em sala de aula)
Apresentamos para as crianças cada objeto falando o nome e fazendo o som de cada um.
Deixamos eles manipularem bastante os objetos, depois pedimos que eles prestassem atenção em cada som.
E após brincamos de descobrir o som.
Vendamos o olhinho deles com lenço e pedimos que eles descobrissem qual era o objeto responsável pelo som, foi muito divertido.

Brincando com tato

Colocamos as crianças em circulo e distribuímos entre elas pedrinhas de gelo, elas brincaram com as pedrinhas sentindo a sua temperatura com as mãozinhas.
Conversamos em roda a respeito das sensações e perguntamos para elas o que gostavam, de comer que era gelado e responderam: sorvete, picolé, refrigerante, gelatina.
Repetidos a brincadeira, mas agora com batata quente, assim mostramos para elas o quente, morno e o gelado. E com as caixas das sensações elas puderam ter novas experiências, colocamos dentro das caixas, pedrinhas, lixas grossas, madeira, algodão, areia, maisena, macarrão cozido, esponja de aço e sagu. Fizemos três caixas e cada dia colocávamos diferentes sensações elas gostavam muito e ao mesmo tempo ficavam com pouco de medo em colocar as mãozinhas sem saber o que estava lá dentro foi muito legal.
Após as brincadeiras conversamos sobre os alimentos quentes, eles disseram café, sopa, leite, chá.
Além das caixas das sensações fizemos um painel com os pezinhos de Eva e colamos, macarrão, feijão, palha de aço, milho de pipoca, tampinhas de garrafa, lixa, algodão... e primeiro eles pagavam sem ver nada nas caixas e depois poderiam ver e sentir com as mãozinhas.Todas as vezes que íamos fazer essa atividade separávamos a sala em grupinhos de três, assim facilitava nossa conversa com eles.
Para terminar essa aula bem gostosa damos chup-chup no final, eles gostaram muito. Todas as atividades dependeram da criatividade do professor,pois sabemos que cada sala tem um tipo de realidade e necessidade.

Brincando com olfato:

Separamos potinhos com diversos cheiros.
Exemplo: alho, cebola, vinagre, temperos, chocolates, banana, maça, abacaxi, pó de café.
Vendamos os olhinhos das crianças com lenço e aproximamos os potinhos do narizinho delas algumas gostaram outras estranharam. Temos que tomar alguns cuidados com essa atividade, pois sabemos que muitas crianças são alérgicas e podem começar a espirrar, então temos que prestar muita atenção.
Brincamos de cabra- cega, corre,corre lenço e passa anel foi muito prazeroso poder apresentar essas brincadeiras para eles.

Vamos sentir o gostinho das coisas...

Distribuímos em alguns recipientes um pouco de açúcar, sal,caldo de limão, mel, laranja.
E em cada experimentação perguntávamos se era azedo, doce, salgado?
E variávamos de acordo com que eles iriam acertando, colocamos frutas, biscoitos doces e salgados, pipocas. Ficam a critério do professor os alimentos para degustação.
O que vemos ...

Fizemos muitas atividades que trabalhamos a percepção visual, jogos, brincadeiras, cores formas geométricas. Nas aulas que abordamos o tema visão trabalhamos as cores com gelatinas coloridas, fizemos junto com as crianças no período da manhã e degustamos a tarde, colocamos as gelatinas em potes de formatos diferentes que nos proporcionou falar também das formas geométricas. Pintamos bem coloridos os rolinhos de papel higiênico que formou uma linda centopeia. E com as tampas das latas de leite e mucilon fizemos lupas coloridas também (com ajuda de um estilete cortamos o meio da tampa e colamos um palito de sorvete na ponta e no meio colamos celofane colorido, então quando as crianças olhassem viam tudo de cor diferente). E damos um gancho à deficiência visual, pois na escola que aplicamos esse projeto tinha uma aluna cega, mas isso não impediu que ela participasse das atividades, com a diferença de que tudo que vemos ela sente pelo tato.
Tivemos sucesso com o projeto no final fizemos uma exposição e convidamos os pais para participarem, as crianças ficaram super encantadas com as atividades realizadas e com o trem dos sentidos.
Cada semana que trabalhávamos um sentido era construído um vagão. Junto com as crianças e no final montamos o trem elas admiraram, pois, com a permissão dos pais tiramos as fotos que expomos e o que mais encantou a todos foi que na maquina do trem tinha vários maquinistas e eram seus filhos, netos e sobrinhos, ou seja, as crianças.

FOTOS DA EXPOSIÇÃO E DAS ATIVIDADES REALIZADAS COM AS CRIANÇAS.

Trem dos cinco sentidos...
























Lembrando que todas essas atividades foram realizadas com muito amor, carinho e dedicação, pois somente assim podemos dizer que FOI UM GRANDE SUCESSO.
Espero que gostem
Bom trabalho...




sexta-feira, 25 de maio de 2012

Plano de Aula

Olá Pessoal,
Hoje vamos aprender a trabalhar o respeito com as nossas crianças da pré- escola de uma maneira gostosa e muito divertida.
Esse trabalho foi desenvolvido em uma escola municipal de educação infantil pública.
Objetivo: Conscientizar as crianças através do lúdico sobre a importância do respeito em sala de aula.
Material: Livro de História:  Qual é a cor do amor ?
Série: EMEI (Crianças de 4 à 5 anos)
Roteiro: No início da aula conte a história infantil: Qual é a cor do amor ? O Conteúdo desse livro é muito rico porque narra a história de um elefantinho que estava curioso em saber qual era a cor de amor, insatisfeito saiu para perguntar para todos os animais da floresta ..... A história ilustra que a cor do amor é nos que escolhemos, pois o amor está em todas as cores. Então, devemos amar todas as pessoas, sem discriminar cor, etnia ou religião. 
Depois de contar a história é importante conversar com os alunos um pouco sobre a importância com seus alunos sobre a importância de respeitar seus colegas de classe. Nessa aula percebi claramente pelas respostas que as crianças já conseguem compreender o conceito de respeito e, portanto, devemos trabalhar com nossas crianças as atitudes de desrespeito com nossos alunos como, por exemplo: xingar, bater, ofender com apelidos sobre sua maneira de ser: magro, gordo, usa óculos, negro.
A atividade sugerida nessa aula foi colorir um desenho para representar qual era a cor do amor para cada criança.

Fomos ao pátio realizar uma dinâmica com paraquedas, que aconteceu da seguinte maneira, a brincadeira que todos nós já conhecemos, elefante Colorido, as crianças formaram uma roda e juntos erguemos o paraquedas e a criança escolhida gritava:
__ Elefante Colorido
Todos:
_ Que Cor ?
Criança:
_ Escolhia umas das cores do paraquedas

E as crianças que estavam na cor escolhida trocaram de lugar e ao passarem embaixo do paraquedas se abraçaram num gesto de carinho.
Avaliação: Registro das atividades realizadas: na pintura dos desenhos podemos perceber que as crianças compreenderam que o amor está em todas as cores. n Brincadeira vimos a afetividade entre as crianças. Na roda-da-conversa conhecemos a opinião das crianças sobre o respeito e exemplos das suas  atitudes que demonstram o respeito, e o desrespeito. A partir das análises podemos conhecer as dificuldades apresentadas na socialização dessa turma.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Mais ideias... Agora para os alunos da pré-escola!!!

Olá pessoal!

Hoje vou contar para vocês um pouquinho sobre o meu estágio em regência...
Adorei todos os momentos e agradeço a professora Roberta e seus alunos do Cemei Sonia Lenita - Campinas, pela oportunidade, pelo carinho e pela atenção.


SEGUNDA:
 Eu estava muito ansiosa pelo meu primeiro dia na regência de uma aula, mas graças a receptividade da professora Roberta e de seus alunos o dia correu fácil e foi extremamente enriquecedor para mim...
Comecei utilizando o painel de histórias (já mostrado aqui neste blog) com o conto dos três porquinhos. Como eu ainda não havia trabalhado com essa faixa etária (03 a 06 anos) fiquei encantada com a participação das crianças durante a narração.
Quando a história terminou contei para as crianças que antes de chegar à escola eu havia encontrado os personagens dos três porquinhos pelo caminho, tristonhos e abandonados. E que eles tinham me pedido para eu levá-los aos alunos da professora Roberta para que as crianças pudessem pintá-los. E assim eu retirei de uma caixa 3 porquinhos feitos de bexiga e papel machê e um lobo mal feito de jornal, garrafa pet e cola. Foi uma festa geral! Quando as crianças viram os personagens grandes e brancos elas ficaram muito contentes e logo foram se ajeitando para pintá-los.












TERÇA:

Nesse dia contei a história da Bela Adormecida e aproveitei que as crianças estavam encantadas com o rei, a rainha, o príncipe, a princesa e as fadas, para propor uma atividade diferente. Com rolos de papel higiênico fizemos dedoches dos personagens reais. As crianças capricharam bastante!!!









QUARTA:

Na quarta - feira eu contei para as crianças a história do João e Maria. Depois falei para elas que antes de chegar à escola eu tinha conversado com o João e tinha perguntando para ele o que tinha acontecido com a casa de doces da bruxa. O João respondeu que a casa ainda existia só que não havia mais doces nela, pois os passarinhos tinham comido tudo. Então, eu perguntei se ele me emprestava a casa para eu levar aos alunos da professora Roberta para que eles pudessem deixá-la toda cheia de guloseimas novamente. E depois do consentimento do João, eu abri um saco, retirei do seu interior uma casinha feita de madeira e propus para que as crianças a pintassem e que colassem os docinhos. Para completar o dia, pirulitos e marshmallow adoçaram a boquinha dos pequenos.







QUINTA:

Quinta-feira foi um dia especial, pois os alunos da professora Roberta participaram da festa de despedida da professora Telma. Com a participação de pais e alunos a emoção conta de todos.


SEXTA:

Para finalizar, contei para as crianças, na sexta-feira, a história dos três carneirinhos. A participação foi grande por parte dos pequenos que cantaram tip top top, tip top top, água fresquinha para beber, nhoc nhoc nhoc, nhoc nhoc nhoc, grama fresquinha para comer... Depois com uma meia de seda, serragem e alpiste, confeccionamos um boneco. Com o tempo, molhando o boneco todos os dias, o alpiste germinará e nosso boneco ficará cabeludo. 










Objetivo:

Meu objetivo com esta proposta de regência foi a de incentivar a criatividade e a coordenação motora das crianças através dos contos. A leitura de livros e a contação de histórias devem estar inseridas na rotina das crianças sempre. O ambiente letrado auxilia o processo de alfabetização dos pequenos além de proporcionar-lhes um mundo novo cheio de fantasia, mistérios, seres mágicos e fascinação. 
Conte uma história para uma criança. Dê asas a sua imaginação!


quinta-feira, 17 de maio de 2012

Livros Infantis

Olá Pessoal,
Hoje vamos conhecer sugestões de Livros para trabalharmos o respeito, amizade, companheirismo com as nossas crianças.
A socialização das crianças só terá razão para acontecer se existir respeito.
O respeito é uma das ferramentas para o combate do bullying na educação infantil.



domingo, 13 de maio de 2012

Dicas de presentes...

Olá pessoal,


Sempre que chega o Dia das mães o mesmo dilema, será que esse ano presenteio com flor ou com perfume? Todo ano a mesma dúvida.


Hoje darei duas dicas de presentes que todas as mães adoram...


A primeira dica é um caderno de receitas, fiz para minha mãe e ela adorou....






Materiais:
1 caderno capa dura
Eva de diversas cores
Passa-fita e fita para dar acabamento.


A segunda dica é um cartão muito simples, fiz de papel cartão e enfeitei com corações de eva, use sua imaginação e enfeite do seu jeito...




Aproveite e escreva uma mensagem especial dentro do cartão para sua mãe.


Beijos...

Dia das Mães

Parabéns!!
Feliz dias das Mães !!!


Ser mãe é aquela mulher cuidadora que passa as noites em claro com seu filho aguardando pacientemente seu filho recém-nascido dormir.

Ser mãe é aquela mulher que dá carinho, amor e alegria para os seus filhos e toda a sua família.

Ser mãe é aquela mulher que as vezes fica brava com as nossas artes, mas logo se acalma e ganhamos de novo um abraço gostoso.


Essa é a nossa homenagem para todas as mães!!!!

 Educadoras

sábado, 12 de maio de 2012

Dia das Mães

Olá Pessoal,

Está chegando um dia muito especial o Dias das Mães.

Você já comprou um presente bem bonito para a sua mamãe?

Hoje iremos sugerir um presente bem bonito para a nossa querida mamãe.



Material: TNT, EVA nas cores verde, amarelo e rosa.

Essa atividade foi aplicada com crianças de quatro anos, muito divertido para as crianças e feito com muito carinho por nós educadoras. !!!!



quarta-feira, 9 de maio de 2012

Para a Mamãe...


O dia das Mães está chegando, que tal prepararmos um presentinho para ela?!

Uma dica super bacana é pintar a mãozinha dos pequenos em uma camiseta e deixar a criatividade fluir na pintura...

 

Esse exemplo, logo abaixo, foi realizado com uma turma de Berçário II. As crianças gostam muito de participar de atividades que envolvam tinta, nesse caso também é importante que elas participem, pois, desde pequenas já começam a entender e participar das datas comemorativas que fazem parte do nosso calendário cultural. 






Depois de pintar a camiseta, escrevemos uma frase e ela ficou fiinalizada dessa forma:



Material para essa atividade:

- Camiseta branca de algodão sem estampa

- Tinta para tecido (cores que desejar)

- Pincel

- Caneta  própria para tecido

- Criatividade e imaginação !!!


As nossas mamães, são as melhores mamães do mundo, então caprichem!!!